O maçarico-branco é uma ave pequena, mede aproximadamente entre 18-20 cm de comprimento. Seu peso varia de 40-100 g. No inverno é muito pálido, quase branco para além de uma mancha escura no ombro. Esta é a origem do nome específico, alba, que é a expressão latina para “branco”. Mais tarde no verão, a face e a garganta tornam-se vermelho-tijolo. A ave juvenil apresenta uma plumagem preta e branca, e mostra muito mais contraste do que o adulto.
Durante o inverno, a sua migração é mais comumente encontrado no litoral de areia das praias, mas também ocorre nas correntes de areia, lama e nas margens de lagos e rios. Mais raramente faz ocorrer em costas rochosas. É altamente gregário, no inverno, às vezes formando grandes bandos em lodaçais costeiras e praias arenosas.
É uma ave migrante, viajando entre 3.000 a 10.000 km de um terreno fértil para os seus sítios de invernada. São as aves que viajam mais, também ,chegam mais tarde e saem mais cedo. A maioria dos adultos deixam os locais de reprodução, em julho e início de agosto, enquanto as aves juvenis saem no final de agosto e início de setembro. A migração para o norte começa em março, no extremo sul da sua distribuição de inverno.